Movimento Sindical

Frentistas decidem em assembleia, proposta do Sindicato Patronal.

29.01.2019

Trabalhadores de postos de combustíveis do Sul de Santa Catarina, reuniram-se em assembleia no dia (28/01) e decidiram aceitar a proposta do Sindicato Patronal.

Em discussão com o Sindicato Patronal, o Sindicato dos Trabalhadores SIEMCODEPE, destacou a preservação da Convenção Coletiva em quase todos os pontos, Convenção Coletiva esta, que abrange 41 municípios e cerca de mil trabalhadores.

Os destaques ficaram para aumento de 4,63% de piso e ganho real de 0,63%, quebra de caixa com reajuste de 4,34%, vale alimentação reajustado para 9,17%. A assembleia deliberou ainda, que o vale alimentação integral será válido apenas para trabalhadores em dia com as contribuições do sindicato, sendo que para os demais, o trabalhador terá descontado pelo empregador, 20% do benefício a título de participação.

Os aspectos negativos entre a negociação Patronal e Trabalhadores, ficaram por conta da Reforma Trabalhista, onde foi aplicado a nova regra ao qual retirou dos trabalhadores e forçou Sindicatos a negociaram com base na atual regra.

Tendo em vista a negociação conjunta de outros sindicatos do estado, que ditou o ritmo das tratativas e a reforma trabalhista que ditou a regra das negociações, os destaques que ficaram de fora da nova Convenção Coletiva, foram as homologações das rescisões contratuais. A partir de agora, apenas passam a ser obrigadas a homologar as rescisões, as empresas não associadas ao sindicato patronal.

Outro destaque que ficou de fora da Convenção Coletiva de Trabalho, foram as lavações de uniformes, que será de responsabilidade dos trabalhadores e não das empresas. De acordo com o presidente do sindicato, Salésio Augusta, “de forma geral, a negociação trouxe o resultado esperado, com manutenção de grande parte das conquistas históricas da categoria, com exceção de pequenos pontos que não foi possível manter, mas compensados com outros avanços.”

Compartilhe:
Postado por: admin

Deixe o seu Comentário aqui!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *